História

A existência desta instituição remonta ao século passado, altura em que esta Fundação, com o nome de Luís Vicente, foi deixada por herança a um senhor, de seu nome Luiz Vicente Gomes de Souza, o qual cuidava das terras de um casal muito rico, os proprietários dos imóveis atualmente pertencentes à IPSS. Segundo, a história, esse casal de proprietários, pertencentes à classe Média Alta, tinham apenas uma filha, que viria a apaixonar-se por um rapaz de classe social inferior, filho de um dos seus caseiros, não tendo esta paixão, sido aceite pelos donos das terras. Perante a intransigência dos pais, o casal de enamorados acabara por fugir, sendo a filha deserdada de todos os bens. Nesse seguimento e não tendo mais herdeiros, os donos das terras doaram todos os seus bens, ao senhor Luís Vicente Gomes de Souza, que também ele, por sua vez, vivia sozinho e não tinha nenhum familiar. Ainda em vida, Luís Vicente, terá tomado a decisão de deixar em testamento para a freguesia, todos os seus bens, na condição dos mesmos serem utilizados para apoiar os mais carenciados e empobrecidos da freguesia, em especial os idosos e crianças. No intuito de dar cumprimento ao testamento do benemérito Luiz Vicente, foi criada a fundação com o seu nome. Esta História provem de relatos antigos, passados de geração em geração e do testamento deixado pelo Luiz Vicente Gomes de Sousa.

hist2
Capturar